“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” Segundo a bíblia, no inicio da criação a terra era sem forma vazia, havia trevas sobre o abismo, mas o espírito santo de Deus era presente e pairava sobre as águas.
O primeiro passo de DEUS para tirar a terra da falta de forma e do vazio foi criar luz - Gênesis, capítulo 1, versículos 3 e 4 : “Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.”Portanto, o homem sem Deus e como a terra no inicio da criação, vazio e sem forma por causa do pecado mas, para dar forma e preencher este vazio veio a luz ``JESUS ``a luz do mundo.
“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” Posteriormente, o apóstolo João e também na epístola de I João, capítulo 1, versículo 5, elanca qualquer dúvida sobre qual é a mensagem do evangelho de JESUS:“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
”A pior cegueira é a cegueira espiritual, a incapacidade humana de distinguir a realidade espiritual em que se encontra após a queda no Éden. A única saída é a luz de JESUS, a verdadeira luz, que se manifesta pela palavra dele que é poderosa para salvar a sua alma. Então o Salmo 119, versículo 105, referir-se à palavra de DEUS desta maneira: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.
”Então você poderá experimentar o que descreveu Salomão, em Provérbios, capítulo 4, versículo 18: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” A primeira experiência espiritual diante de JESUS é ver pela primeira vez sua realidade espiritual, mediante poder da luz verdadeira que emana DELE, diferente das luzes mentirosas que o príncipe das trevas oferece ao mundo nas mais diferentes matizes.
Para tirar você do vazio e da ausência de forma, você que veio do pó e da terra e para lá voltará, DEUS quer acender a lâmpada de JESUS na sua alma e no seu espírito, a fim de que você discirna luz das trevas, como DEUS fez no primeiro dia da criação com a terra e o passo seguinte dar forma e preencher o vazio existencial da sua vida.
Fonte: http://ismaelitanasc.blogspot.com/
“Definição de Religião”
A religião é uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade, sendo praticada por todas as culturas desde o início dos tempos. Por exemplo, as africanas, onde teve como seu fundador Kam, um dos filhos de Noé.
Contudo, não há uma definição de religião universalmente aceita, até hoje. A religião parece ter surgido do desejo de encontrar um significado e propósito definitivos para a vida, geralmente centrado na crença e ritual à um ser (ou seres) sobrenatural.
Também existe a exploração comercial, tendo como símbolo o nome de religião, que nos dias de hoje é comum. Na maioria das religiões, os devotos tentam honrar e/ou influenciar seu deus ou deuses através de preces, sacrifícios e a sacralização de animais ou comportamento correto.
Também, surge a pergunta a respeito do que pode ser incluído no que chamamos de religião. Por exemplo: Podemos chamar o marxismo – leninismo; o fanatismo e o radicalismo partidário político de religião, ou humanismo (a crença na humanidade e na razão no lugar de um ou vários deuses)?
Algumas pessoas poderiam incluir tais crenças em uma definição moderna de religião como “qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta”; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou seres) deus (ou deuses) sobrenatural ou máximo. Portanto, é melhor descrevê-las como ideologias e não religiões, embora possam compartilhar muitas das características da religião.
“Crenças/Rituais e práticas”
A religião é feita tanto de crenças e rituais quanto de práticas. A teologia acadêmica (especialmente no Ocidente e em relação ao cristianismo) tende a se concentrar na crença. Todavia, é importante observar que em algumas sociedades não há uma palavra correta para religião. Não se trata de um compartimento separado da vida – é um modo de compreender e viver a própria vida. Mesmo assim, é possível distinguir vários aspectos diferentes em quase todas as religiões. Uma classificação amplamente aceita identifica como cinco aspectos:
A fé é a parte interna da religião (fundamento); o que as pessoas acreditam, seus sentimentos de temor, quizilas ou ehô (africano) e reverência, prece individual, etc...
O culto/rituais é tudo que está envolvido na devoção – construções, feitura de òrìsàs (religião africana), imagens, altares, rituais, sacralização de animais (em várias religiões inclusive africana), canções sagradas (no africano, temos: Orin = cântico de apelação; Orìkí = cânticos de louvor), reuniões da comunidade e assim por diante.
A comunidade é o aspecto social da religião – os devotos em seu templo/igreja ou no ilé africano (casa de religião africana) específicos, a denominação ou seita mais ampla, monges; padres/freiras; bàbálóòrìsàs/ ìyálóòrìsàs, etc...
O credo envolve todas as crenças e idéias mantidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e idéias sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação, assim como, nas religiões de matriz africana os Òrìsàs (lendas escritas e somente faladas de boca/ouvidos; os cânticos = orin; orìkí e cultuar seus ancestrais).
O código envolve a suas crenças religiosas e inclui-se éticas, tabus (em africano quizilas/ehô) e idéias sobre o pecado, o que é certo e o que é errado ritualisticamente, porque, entre o fundamento e rituais têm que haver lógica, principalmente, nas religiões de matriz africana, e a santidade.